VAMOS CONSIDERAR ?

Publicado en por Filosofia-Xauteriana

31/03/2015

" QUESTÕES PARA VOCÊ "

Quantos e quantos milhões de pessoas, espalhadas por toda a parte, se contentam a acreditar e a seguir os principios da educação que lhes foram ministrados durante a infancia?

Inumeras se confrontam a ideias diferentes e mesmo, quantas vezes, contrarias às perfilhadas; mas, quantas decidem deter-se para indagar se a questão fundamental da vida reside na relação existente entre o pensamento e o ser humano?

Estaremos todos conscientes de viver numa época relativamente proxima da escolastica medieval e, portanto, susceptivel de sofrer as influencias perniciosas dos religiosos que continuam fazendo parte das classes sociais dominantes ?

Não tera chegado jà a hora de nos perguntarmos se o Mundo tera sido criado por uma qualquer hipotetica divindade, ou se o Universo sempre existiu?

Duvidar-se-a que, em tempos bastante recuados, quando os homens eram ainda profundamente ignorantes, desconhecendo mesmo tudo sobre a constituição da propria estrutura fisica, os sonhos que excitam o imaginativo, os levassem a acreditarem que tanto os pensamentos como as sensações seriam algo mais do que uma simples atividade corporal?

Se colocarmos o pensamento e as sensações no exterior do corpo, não estaremos inventando a << alma >>? A << alma >>, esse fruto especial que habitaria cada individuo até à altura da morte!...

Se partirmos desta ideia, sera dificil forjarem-se fantasias sobre essa tal << alma >> com o mundo exterior?

Ora bem: se na ocasião da morte a << alma >> se separar do corpo, para continuar a viver, existira alguma razão particular para ser necessario atribuir-lhe outra morte? Portanto, nasce assim o conceito da imortalidade !!!

Porem, para o fraco grau de desenvolvimento dos homens primitivos, a << alma >> seria uma consolação ou, pelo contrario, uma fatalidade? E que remedio poderiam eles encontrar contra essa fatalidade?

A contrabalançar este ponto embaraçoso, logicamente que aparece a necessidade do consolo religioso, coisa que valera à << alma >>, uma vez que ele tenha sobrevivido ao corpo. Que posição mais comoda poderia encontrar a ignorancia geral, para justificar a noção de imortalidade?

Analogamente, os nossos antepassados personalificaram certas potencias naturais; mas, durante o decorrer da evolução, elas poderiam ter outro percurso que não fosse o de se irem transformando em divindades extra-terrestres e em religiões, por um processo de gradual abstracção mental que, ainda hoje, ocupa amplamente um lugar no espirito humano?

UM DEUS UNICO E A EXPRESSÃO DA PREPOTENCIA DAS RELIGIÕES MONOTEISTAS SOBRE INUMEROS POVOS !!!

O NOSSO PROXIMO TEXTO APARECERA AQUI NA QUARTA-FEIRA, DIA 09 DE ABRIL 2015

podera contactar-nos para:

1) filosofia.xauteriana@live.fr

2) pablonodrade@sapo.pt

3) filosofia.xauteriana@gmail.com

veja-nos tambem:

FACEBOOK -- União Dospovos

TWITTER -- FXauteriana

Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post